Claudio Willer

 

 

 


ANOTAÇÕES DE VIAGEM

1 meio-dia

a Terra respira formigas transitam por suas nervuras arabescos de pássaros pontuam o pausado discurso das nuvens só existe o espaço a paisagem lacustre que agora cobre uma cidade submersa e sem saber por que vim parar aqui o que me trouxe a essa fronteira de lugares e sensações entro n'água a claridade me leva à deriva flutuo no amplo embebido no dia mais que morno sei-me hóspede de quem tenho sido (a superfície do lago se desmancha no movimento dos círculos concêntricos)

2 praia na ilha

é assim que eu gosto: ninguém por perto só o acolchoado de areia macia estendido entre as dunas onde o esforço de andar transforma os passos em gestos voltados para baixo na direção do caldeirão onde se debate a fumegante cordoalha labirinto de convulsões vazio atravessado por espasmos novelo de tentáculos de espuma, de correnteza polar e as mãos de gelo que apertam a garganta e deslizam pelo ventre labaredas de mar, ganchos fincados nas costas para nos arrastar ao fundo — penetrar nesse abismo é navegar o dorso da morte, transformar a consciência em pátio de ventanias — mas, no entanto não somos daqui viemos de muito longe para descobrir a derradeira praia deserta no costão oceânico da ilha cercada de muralhas de vento e claridade onde cobertores de maresia são estendidos sobre nossos corpos mansamente reclinados sobre a pele dourada do Tempo

 

Praia Mole, Florianópolis, 1981

 

chegar lá

 

E agora quero a palavra reduzida ao simples gesto de agarrar alguma coisa, pura denotação, linguagem referência, mão estendida apontando para esses pedaços de realidade — ou então a festa com todos os seus fantasmas sentados no sofá de absinto enquanto sangram os dedos da memória, tudo verdadeiro no limite do que possa ser verdade, o caderno escrito de trás para diante e o livro lido a partir da última página, e também poderia falar das nuvens de vapor e cortinas de fumaça nos quartos, e narrar a história completa das febres tropicais — porém só nós dois fomos capazes de nos mover nesse plano intermediário em que realidade e sonho se confundem, tocados pela sugestão de outra cena ou situação. Essência, é esse o nome da nossa transação. Essência, essência! — grita a legião dos Irreais desde o bojo de sua existência provável. Essência, o verdadeiro nome do jogo de mutações. Desnecessário falar em alucinações — é como atravessar uma parede invisível, e já estamos lá. O texto febril. As luzes acesas. As luzes acesas. As luzes — acesas. Por exemplo — mas o número de exemplos é maior que toda a existência — por exemplo as luzes acesas, rebatidas meio cruamente pelos azulejos brancos iluminando nossos corpos enquanto nós nos preparávamos para começar mais um jogo amoroso. Lembro-me também das praias desertas, percorridas de ponta a ponta. Ou quando descobrimos aquela cachoeira no meio do mato, aquela cachoeira que devia ter uns 30 ou 50 metros de queda livre, seus respingos gelados nos alcançavam na margem, impossível chegar muito perto — aquela cachoeira descoberta no meio da mata nos induzia à cumplicidade. As luzes acesas. Cumplicidade. Essência. E aquele espelho antigo — aquele espelho antigo bisotado, patinado, recoberto pelo amarelo do tempo — aquele espelho antigo nos refletiu durante uma tarde. Estava na penteadeira diante da cama no quarto do casarão colonial de fazenda, com os demais móveis maciços e pesadões e o cheiro de pó, de coisa antiga do quarto. Também encontrávamos muitos santuários religiosos em nossas viagens, era como se nos impulsionasse uma atração magnética pelo sagrado. Certas tardes insuportavelmente quentes, abafadas demais. Houve um tempo em que. As luzes. Essência. Impregnando irremediavelmente tudo o que foi feito depois. Como a transgressão é quotidiana e imperceptível, como ser maldito é apenas uma espécie de indiferença, lassidão, o deixar-se levar. O cheiro de pó sobre os estofados. Eu quero que tudo fique muito claro. Não só as palavras, o texto, porém outro plano, agora definitivamente grudado ao real. Ficou um cheiro estranho, impregnando a pele. Tudo verdadeiro. Tudo. Mas esse gesto de contar histórias impossíveis, qual é seu significado? Que botão apertei? E agora, não deixar pedra sobre pedra. Transformar o cotidiano em hipérbole, labirinto onde todos se perderão brincando despreocupadamente. A opacidade é quase banal. O jogo da vida e da morte é trivial. Despertemos a irascível criança que habita dentro de cada um de nós. Não há mistério. Que não se fale em loucura. O lado de lá, o lado de lá que caminha suavemente sobre suas sandálias de sola de borracha, o lado de lá disfarçado em arte plumária, o lado de lá que sorri afavelmente enquanto nos olha de soslaio, o lado de lá é simples e está aqui, basta estar aberto e disponível. Somos deuses.

 

 

(Do livro Estranhas Experiências, Ed. Lamparina, Rio de Janeiro, 2004)

 

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