Importa dizer ainda que nossa pesquisa se insere no campo de uma história da
crítica brasileira, numa vertente que marcou não somente a nossa tradição, mas também
a da crítica literária latino-americana, com poetas que são simultaneamente teóricos e
críticos, como é o caso de Octavio Paz, Augusto e Haroldo de Campos, Ricardo Piglia e
Jorge Luis Borges, na tradição dos poetas-críticos franceses (como Mallarmé, Verlaine
e outros) e ingleses/americanos (como T. S. Eliot e Ezra Pound). Dessa forma,
pretendemos perceber a produção de Paulo Leminski nesse rol, no qual ela tão bem se
encaixa.
Paula Renata Melo Moreira
NOTAS:
- Doutoranda em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da
Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico, CNPq. E-mail: renata_ufc@yahoo.com.br.
- Categoria formulada por Pierre Bourdieu, para quem o mundo social deve ser compreendido a partir dos
conceitos de campo, habitus e capital. O campo é o espaço simbólico no qual lutam agentes que legitimam
representações. Cf. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. 2ª ed. Trad.
Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
- Segundo informações de Áurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski, herdeiras do espólio.
- Os três maiores levantamentos acerca da produção esparsa de Paulo Leminski são: A linha que nunca termina
(2004), de Fabiano Calixto e André Dick, Aço em Flor: a poesia de Paulo Leminski (2001), de Fabrício
Marques e o site Kamiquase, organizado por Elson Froés, todos, porém, com dados incompletos.
- Ao utilizarmos o termo “raro”, queremos indicar que o arquivo possui tanto elementos inéditos, como, por
exemplo, os manuscritos, quanto publicações de difícil localização, como as já citadas “nanicas” de invenção.
- Vários nomes podem ser elencados, tais como: Alice Ruiz, Haroldo e Augusto de Campos, Décio Pignatari,
Régis Bonvicino, Caetano Veloso, João Suplicy, Moraes Moreira, Antonio Risério, Arnaldo Antunes, entre
outros.
- Conferir, entre outros estudos, REBUZZI, Solange. Leminski, guerreiro da linguagem: uma leitura das cartaspoemas
de Paulo Leminski. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003. Há outras teses e dissertações que circundam o
tema, ainda não publicadas.
- A primeira edição das cartas, de 1992, intitulada Uma carta, uma brasa através, é composta de determinadas
cartas, editadas e transcritas. Já a edição de 1999., intitulada Envie meu dicionário – cartas e alguma crítica, é
composta por todas as cartas enviadas por Leminski a Régis Bonvicino, sem subtrações de qualquer ordem,
em fac-símile e acrescida de breves estudos críticos.
- Site organizado por Elson Fróes, trazendo, além do material inédito e “quase inédito” (termo usado por
Fróes para designar elementos já publicados, porém, de difícil acesso), reunião de poemas, ficção, ensaio,
notícia biográfica e alguma fortuna crítica. A página não possui dados completos sobre a produção de Paulo
Leminski, mas é uma rica fonte de pesquisa, sempre atualizada e fomentada por grande parte dos
pesquisadores da obra do autor.
Referências
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Históricos. Rio de Janeiro: Ed. FGV, vol 11, nº 21, 1998. Disponível em:
http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/234.pdf . Último acesso: 28 de outubro de 2007.
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conceito da História. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet.
7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 [Obras Escolhidas, v. 1].
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ANASTÁCIO, Vanda et al. Correspondências: usos da carta no século XVIII. Lisboa:
Edições Colibri/Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2005, p. 11-23 apud RIOS,
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narrativa em Húmus. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação de Mestrado em Literatura
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Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
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Horizonte: Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas
Gerais, 2005.
Paula Renata Melo Moreira É doutoranda em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da
Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico, CNPq. E-mail: renata_ufc@yahoo.com.br.
*OBS.: IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura
28 a 30 de maio de 2008
Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.
Copyright © by Paula Renata Melo Moreira