espetacular!
Profetas em Movimento mistura dança moderna, poesia e música concretas, inspiradas nos 12 Profetas que Aleijadinho esculpiu para a matriz de Congonhas do Campo. O espetáculo foi criado por Soraia Silva como tese. transprofetização Trilha sonora (lançada em CD), com interpretações de Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Décio Pignatari, José Mindlin, entre outros. Eles lêem textos bíblicos referentes a cada profeta, selecionados por Ricardo Araújo, acompanhados pela música de Cid Campos, idealizado a partir do espetáculo de Soraia e Ricardo, o CD Profetas em movimento reúne, entre outros, Augusto lendo Joel e Jonas (o gafanhoto de cummings se alastrando e desarticulando a praga bíblica), Décio Pignatari lendo Jeremias e Baruc (uma “transprofetização” injetora de laivos de latim em português), Walter Silveira lendo Oséias (alarde trágico-irônico: “processem a mãe de vocês”) e José Mindlin lendo Amós e Isaías (com serena e erudita paixão bibliófila).
ouça
"Jeremias" por Décio Pignatari (real audio 72,6kb)
"Joel" por Augusto de Campos (real audio 59,5kb)
"Naum" por Arnaldo Antunes (real audio 36,5kb)
|
o processo
Soraia Maria Silva descreve aqui o processo de construção de doze solos coreográficos do espetáculo de mesmo nome, desenvolvido a partir dasfamosas esculturas dos profetas bíblicos feitas por Aleijadinho, marco de excelência do Barroco mineiro. A concepção e os princípios estéticos adotados aproximam a dança de outras artes, como nos trabalhos de Noverre, Isadora Duncan e Pina Bausch, entre outros. Empregando as teorias de Rudolf Laban, a coreógrafa e bailarina desenvolveu uma metodologia de trabalho em que os profetas são personagens a serem moldados por meio do estudo de sua expressividade emocional. O componente barroco presente no pensamento de Laban (dualismo, oposições em movimento) e sua gramática do movimento expressivo são a via de comunicação entre os universos da escultura e da dança.Co-edição editora Imprensa Oficial SP.
dansintersemiotização
Aqui, está a história de um espetáculo de dança no qual os profetas do Aleijadinho, instalados no adro da catedral de Congonhas, Minas Gerais, são postos em movimento. A autora, dançarina e coreógrafa, vale-se de princípios que aproximam a dança de outras artes. Para solucionar o difícil problema técnico decorrente da transposição, ela desenvolve uma metodologia especial de observação-transposição (das esculturas para a dança do espetáculo Profetas em Movimento). mestre & bailarina SORAIA MARIA SILVA, Bailarina formada pela UNICAMP. Mestre em Artes na área de dança pela mesma universidade. (Dissertação de mestrado: Profetas em Movimento: Um Processo de Criação em Dança a Partir da Releitura das Dinâmicas de Movimento que se Desprendem dos Gestos e Posturas do Estatutário dos Profetas em Congonhas do Campo, Aluno: S.M.Silva, Orientador: S.M.A.Serra, Data da defesa: 24/11/1994.) Chefe do Departamento de Artes Cênicas da UnB. Autora de: Profetas em Movimento/Dansintersemiotização ou Metáfora Cênica dos Profetas de Aleijadinho (Edusp, 2001), e o Expressionismo e a Dança (In: O Expressionismo, Perspectiva, 2002).
|
o livro

ficha técnica
Profetas em Movimento: Dansintersemiotização ou Metafora Cenica dos Profetas do Aleijadinho Utilizando o Metodo Laban
Soraia Maria Silva
ISBN 85-314-0623-4
Co-edição: Edusp/Imprensa Oficial/SP - 2001
Tiragem: 1.100
Formato: 21 x 26 centímetros
232 páginas
Capa Flexível
Peso: 590 g
(Código 812.612 - Arte)
R$ 38,00
edição anterior >
|