Alberto Marsicano Rodrigues



  SENDAS
SOLARES

 

 

Dias e noites são viajantes da eternidade. Assim são os anos que passam. Aqueles que lançaram o barco através dos mares ou cavalgaram pela terra, e  sucumbiram no peso dos anos, tendo passado todos os  minutos de suas vidas viajando.
Eu tenho sido tentado há muito pela  nuvemovente ventania tomado por um grande desejo de sempre partir.

Matsuo Bashô

 

Os japoneses consideram Sesshu como o maior entre todos os seus artistas, e o "Longo Rolo da Paisagem", aqui reproduzido em sua totalidade, é reconhecidamente a sua obra prima.

Sesshu nasceu em 1420, e foi um mestre Zen-Budista. Inveterado viajante percorreu a China e conheceu os grandes mestres da pintura chinesa. Não parou de viajar durante os oitenta e seis anos de sua longa e rica vida.

Apesar de sua admiração, estudo e reconhecimento das qualidades dos mestres chineses, Sesshu não foi um tradicionalista rígido. Como ele mesmo dizia, seus mestres não foram os homens, e sim os rios a as montanhas.

O "Longo Rolo da Paisagem" foi completado em 1486. Nesta reprodução, sua leitura é apresentada à maneira ocidental, isto é, iniciando-se pela esquerda. Portanto, a paisagem, é apresentada do fim ao começo.

...

Início e fim fundem-se no "Longo Rolo da Paisagem" intuídos no tempo circular do pensamento Zen.

O "Longo Rolo da Paisagem" mede, em seu tamanho original, 15 metros por 38 centímetros.

 

Alberto Marsicano

 

do livro Sendas Solares, Massao Ono - Roswitha Kempf Editores, São Paulo, 1980

por favor, aguarde carregar todas as imagens!
mova o mouse sobre a animação para parar

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Alberto Marsicano?

Copyright © Alberto Marsicano.
Û Ý ´ ¥ Ü * e-mail: Elson Fróes